Pré-marcação de consulta
Fale connosco
Urgências: 935 176 940
Linha Azul: 707 100 098

+ Saúde

Angioedema e urticária
Características

A urticária e o angioedema (inchaço da face) fazem parte de reações alérgicas que, tanto cães como gatos, podem ter perante os mais diversos alérgenos. Os alérgenos mais comuns são plantas, picadas de insetos, detergentes, fármacos e mesmo vacinas. Existem situações em que o angioedema pode dar origem a um inchaço das vias respiratórias do animal, causando-lhe dificuldade respiratória acentuada. Nesses casos, o animal deve ser de imediato levado para o veterinário.

Sintomas

Inchaço da face e zona do pescoço; Comichão (prurido, urticária) na zona do inchaço. Prostração. A Urticária surge como lesões papulares avermelhadas, de diâmetros variáveis, disseminadas por toda, ou apenas parte do corpo. Estas duas manifestações podem surgir isoladas ou em simultâneo, e quase sempre são acompanhadas de prurido (comichão). Se o Angioedema envolver os tecidos circundantes à laringe, surgem sinais de dificuldade respiratória que podem, em casos graves conduzir à asfixia.

Diagnóstico

Anamnese e exame clínico

Tratamento

Fluidoterapia endovenosa, administração de glucocorticoides e anti-histamínico. 

Prognóstico

O prognóstico depende da gravidade do quadro e da rapidez com que é iniciado o tratamento. Habitualmente o prognóstico é favorável se o animal for assistido com brevidade.